Quilombo Cafundá Astrogilda

Quilombo Cafundá Astrogilda foto Rosa Bernardes


Sábado (16/08/2014) foi dia de festa no Sertão Carioca. A Comunidade Remanescente do Quilombo Cafundá Astrogilda, em Vargem Grande, recebeu da Fundação Palmares o reconhecimento oficial.

Segundo Jorge dos Santos Mesquita, o Pingo, a comunidade teve sua origem há mais de cem anos e foi batizada com esse nome em homenagem a matriarca do lugar, a Dona Astrogilda e porque cafundá (ou cafundó) significava lugar ermo, distante.


Quilombo Cafundá Astrogilda foto Rosa Bernardes


Desde o começo de sua ocupação, no século XVII, o Sertão Carioca abriga uma população que protege a região. São quilombolas que vivem em meio à floresta, praticando uma agricultura orgânica de subsistência e preservando a mata com seu modo de vida simples, ligado à terra e as suas raízes.

Entretanto, a cidade continua crescendo e, em muitos casos, essa gente cabocla do Sertão Carioca está ameaçada. Mas, a cada dia que passa, essas comunidades (Cafundá Astrogilda, Camorim, Marambaia, Guaratiba e outras) estão tendo seus direitos reconhecidos.


Quilombo Cafundá Astrogilda foto Rosa Bernardes


Talvez assim, preservando sua cultura e respeitando a diversidade, tenhamos alguma possibilidade de um futuro sustentável e em harmonia com o meio ambiente

texto: Flávio Machado
fotos: Rosa Bernardes

Postagens mais visitadas