CUÍCA ...o bicho da vez !


Trata-se da “Cuica-graciosa” (Gracilinanus agilis), também chamada popularmente por catita ou guaiquica, é conhecida por sua beleza e carisma.

Da mesma família dos Gambás, ambos “Marsupiais que são mamíferos popularmente conhecidos pela presença de uma bolsa abdominal, o marsúpio, nas fêmeas. Esta bolsa é essencial para estes animais, uma vez que eles nascem bastante prematuros, sendo que grande parte do desenvolvimento do filhote ocorre pós-parto, dentro do marsúpio.

CURIOSIDADES SOBRE A CUICA

É um dos menores marsupiais do mundo, com comprimento total entre 20 e 25 centímetros, dos quais mais da metade é representada pela cauda. O peso varia entre 15 e 30 gramas nos adultos, mas alguns indivíduos podem chegar a 40g. Possui pêlos curtos e macios, com uma coloração pardacenta.

Como a grande maioria dos marsupiais, a cuíca-graciosa tem hábitos arborícolas. Várias características do seu corpo são adaptações à locomoção nas árvores. Além da cauda preênsil que funciona como um quinto membro, as patas posteriores apresentam um polegar opositor, para agarrar nos galhos das árvores. É um animal bastante ágil, que escala árvores com extrema rapidez.

É um animal solitário e noturno que vive em tocas ou ninhos feitos em buracos nas árvores ou entre as rochas. Sua dieta é onívora, ou seja come quase tudo, mas preferindo pequenos insetos e frutos. Quando ameaçada, geralmente foge, aproveitando seu pequeno tamanho e sua coloração para se camuflar na mata.

Caso não possa fugir, a cuíca-graciosa infla os pulmões e eriça os pêlos, com o intuito de parecer maior. Depois abre a boca e vocaliza, numa tentativa de afastar o perigo. Outra estratégia de defesa é a tanatose, na qual o animal se finge de morto, permanecendo imóvel até que o perigo cesse.

OBS: Para valorizar é preciso conhecer! Que possamos divulgar estas e outras informações sobre a fauna silvestre do Maciço da Pedra Branca na Zona Oeste Carioca para que um maior numero de pessoas tome conhecimento da sua importância, respeite essas vidas e contribua conscientemente para a sua preservação.

Texto e Foto: Sergio de Carvalho

Postagens mais visitadas