O que é ecomuseu?

Georges-Henri Rivière

A expressão ecomuseu foi apresentada à comunidade museológica na IX Conferência Geral do ICOM, em setembro de 1971, em Grenoble - França, para definir o novo modelo e enquadrar politicamente as suas características de museu ao ar livre e de participação da comunidade.

Seu idealizador Georges-Henri Rivière, definiu o conceito em um artigo de (1976) - "Définitions de l’écomusée". Os conceitos fundamentais da ecomuseologia são três: o de território musealizável, o conceito amplo de patrimônio cultural composto por bens materiais, imateriais e naturais e o conceito de comunidade participativa.



Território Musealizável
É a idéia central desse modelo de museu. O território é o espaço onde se desenvolve o cotidiano das pessoas, possível de ser musealizado. Os bens culturais componentes desse patrimônio existem e devem permanecer em seu local de origem. Esse é outro conceito definidor da ecomuseologia - a preservação in situ.

Patrimônio Cultural
Para a ecomuseologia o modo de vida das comunidades, todo o saber adquirido, os objetos, edificações, as práticas tradicionais, usos e costumes, devem ser preservados. Entretanto, não somente os aspectos culturais devem ser alvo da preservação, como também toda a espécie animal ou vegetal do território. Isto se deve ao entendimento do seu criador (Georges-Henri Rivière) segundo o qual cada espécie teria uma função específica - identificada ou não - a desempenhar em seu meio ambiente no presente ou no futuro, fosse pelo aspecto médico, científico ou econômico.

Comunidade Participativa
Segundo Rivière, o ecomuseu existe essencialmente para a população. Suas ações sociomuseológicas colocam a comunidade em contato direto com sua história, sua cultura, seu meio ambiente, e sua identidade, desencadeando um processo de valorização do patrimônio cultural e natural.

Fonte: Portal Educação

Um modelo contemporâneo de museu, que pode ser facilmente implantado na zona oeste do Rio, um local onde o crescimento acelerado tem causado grandes danos ambientais e descaracterizado a cultura tradicional do local.

Postagens mais visitadas