A Capela de Nossa Senhora de Monserrate



A visita à capela de Nossa Senhora de Monserrate é um passeio imperdível. Além de uma bela vista da região de Vargem Pequena até o mar, a capela é um importante ponto turístico da zona oeste carioca. A boa notícia é que, após 28 anos de espera, o altar da capela está sendo restaurado!

O Instituto Sustentare em parceria com Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro está realizando o delicado trabalho de restauro do altar, uma ótima notícia para quem torce pela preservação do patrimônio material da zona oeste carioca. Aguardamos ansiosos pela inauguração da capela e o retorno da imagem original, guardada atualmente no Mosteiro de São Bento.





HISTÓRIA

Construída em meados do século XVIII em terras da Fazenda de Vargem Pequena, de propriedade do mosteiro de São Bento, a capela é dotada de nave única com pequena sacristia à esquerda do altar e batistério junto da entrada. O frontão é ornado com o pilar, símbolo da antiga padroeira – Nossa Senhora do Pilar. Conta o povo antigo do local que, no início do século XX, a imagem de Nossa Senhora de Monserrate, proveniente de uma capela que havia ruído em Vargem Grande, foi abrigada temporariamente em Vargem Pequena. Mais tarde, quando a capela foi reconstruída, a comunidade não quis devolver a imagem. Desde então a capela assumiu a invocação de Nossa Senhora de Monserrate. Na década de 1950, esta imagem de madeira foi transferida para o mosteiro de São Bento, ficando em seu lugar uma réplica em gesso.

Fonte: Patrimônio Cultural - Bens Tombados - INEPAC

SERVIÇO

Endereço: Estrada dos Bandeirantes - Nº 16064 - Vargem Pequena.
Para informações sobre missas, casamentos e batizados na capela, contatar a secretaria da Paróquia de SÃO SEBASTIÃO. Tel: (21) 2428-1713. Horários: 2ª; 4ª, 5ª, 6ª - 9h00-12h00 e de 14h00 às 19:00. Sábado: de 9h00 às 13h00. Terças feiras, não funciona.





Fotos: Facebook

Postagens mais visitadas